Regras para o Torneio de Truco no Churras do Porco!

Atenção galera!

Dia 24 de setembro, domingo, a partir das 10h, será realizado o Churras do Porco na Chácara dos Lagos, no Umbará — agradecemos especialmente à associada Catalina Lopes, que gentilmente nos concedeu o porco para assarmos.

O valor da adesão para associados e convidados será de R$30 e é obrigatório levar as suas bebidas, pratos e talheres, que deverá ser depositado no Banco Caixa (os dados da conta e e-mail para envio do comprovante estão na planilha).

Também ocorrerá, a partir das 14h, o 1.º Torneio de Truco promovido pela Acerva-PR, sob responsabilidade do associado César Sanches. A inscrição por pessoa será de R$10. Se não tiver dupla, não tem problema: a gente arruma uma pessoa na hora para fazer um par com você! Só não se esqueça de ler as REGRAS DO TORNEIO DE TRUCO, ABAIXO!

Não perca mais tempo, inscreva-se aqui: http://bit.ly/PorcoeTrucoAcervaPR

Nos vemos no domingo!

 

REGRAS DO 1.º TORNEIO DE TRUCO DA ACERVA PARANAENSE (24 de setembro de 2017)

1. O TORNEIO DA ACERVA – PR, organizado e coordenado pela ACERVA – PR; tendo a participação e colaboração de todos os membros da associação.

2 . As regras dos jogos serão baseadas nas mesmas utilizadas em todos os Campeonatos realizados pela FPRT, com alterações promovidas pela ACERVA.

3. A fórmula de disputa de Torneio será definida pelos responsáveis pela sua organização, a qual será divulgada antes do início do mesmo aos participantes;

4. CARTEADA

4.1 O sorteio para saber quem iniciará dando as cartas será feito pela escolha de uma carta do baralho, com o valor das cartas, seguindo a ordem do truco: paus, copa, espada e ouro, a partir do três.

4.2 Na primeira vaza (carteada) de cada mão, as cartas deverão ser abertas, não sendo permitido fechá-las no baralho;

4.3 No corte a carta do companheiro não poderá ser vista, assim como é proibido olhar a boca do baralho ou carta de cima, como também, o carteador não poderá em hipótese alguma olhar qualquer carta de seu parceiro e a boca do baralho, tendo como penalidade a perda do corte ou a dada, havendo reincidência, perda do ponto na jogada;

4.4 Quando alguém jogar duas cartas de uma só vez na mesa, a carta de baixo estará cortando (matando) a carta jogada pelo adversário, e a carta de cima será a torna;

4.5 As cartas serão dadas uma à uma, no sentido anti-horário, virando a última carta – 13º e, deverão permanecer todas na mesa devendo serem recolhidas pelo próximo carteador;

4.6 Será permitido fazer maço com as cartas que estiverem abertas na mesa, podendo o jogador encarregado do corte cerrar o baralho sucessivamente até três vezes, se assim o desejar. Tanto o embaralheamento, o corte e dada, deverão ser feitos sobre a mesa;

4.7 As cartas somente poderão ser dadas por baixo do baralho;

4.8 Após o término de uma partida (mão -12 pontos), o baralho segue normalmente para o início da mão seguinte;

4.9 Se houver incorreção na dada das cartas o baralho passa normalmente para o jogador colocado a seguir na mesa;

4.10 É proibido trucar com duas ou quatro cartas. O erro deverá ser acusado, passando-se o baralho para o jogar colocado a seguir na mesa;

4.11 O baralho poderá ser trocado a qualquer momento desde que solicitado pelos participantes e com a anuência do fiscal ou comissão organizadora;

4.12 Em caso de procedimento ilícito durante o jogo, se comprovado, a dupla que o cometeu será desclassificada do campeonato. Vide os Artigos 19 e 20 das normas gerais.

5. EMPATE

5.1 Havendo empate na primeira vaza, ninguém é obrigado a mostrar sua carta maior na segunda vaza, mesmo com trucada, terminando a mão somente na terceira vaza, valendo então, a maior carta jogada. Em caso de empate nas três vazas, sem trucada, ninguém ganha o ponto, passando-se o baralho para o jogador seguinte da mesa;

5.2 Estando a vasa embuchada (empatada), quem TRUCA ou RETRUCA em carta EXPOSTA PERDE, se empatar no desfecho da jogada. Quem TRUCA ou RETUCA no ESCURO GANHA, em caso de empatar a jogada.

Só poderá retrucar quando a pontuação permitir, ex.: a dupla que tiver até oito pontos poderá retrucar, se tiver nove pontos ou mais não poderá fazê-lo porque a intenção de retrucar no escuro é para jogar pelo empate.

6. MÃO DE ONZE

6.1 Só é permitido a troca de cartas para a dupla que atingir onze pontos, a dupla que ainda não alcançou os onze pontos não poderá fazê-la. A troca de cartas é uma premiação para a dupla que já fez os onze pontos;

6.2 Se ambas as duplas tiverem onze pontos, a jogada será no escuro, pode se olhar as próprias cartas, mas não as do parceiro.

6.3 Se houverem três empates na mão de onze ganhará os pontos a dupla que não tiver os onze pontos;

6.4 Se houverem três empates e ambas as duplas tem onze pontos, ninguém ganha e o baralho passa para o jogador a seguir na mesa;

6.5 No caso de uma dupla mostrar o casal maior, 3 manilhas ou ainda, a 1.º feita e o gato, ganhará normalmente a partida.

7. CONVERSA

7.1 Durante o jogo, a única comunicação permitida será a de através de sinais, nenhuma palavra que guie ou interfira na jogada poderá ser trocada entre os companheiros da dupla, nem como sinais de forma verbal, além de outros idiomas;

7.2 É terminantemente proibido o comando do jogo por algum dos jogadores no sentido de influir ou alterar a jogada para ganhar o ponto em disputa.

8. SÚMULA

8.1 Os pontos deverão ser anotados na súmula e sempre confirmado pelas duplas adversárias;

8.2 Terminada a partida, a equipe vencedora devolverá a súmula preenchida e assinada, bem como o baralho na mesa organizadora;

8.3 Se houver rasura na súmula, deverá ser feita uma observação no verso e assinada por um dos jogadores das duplas;

9. PONTUAÇÃO

9.1 Vitória 5X0 5 pontos para a equipe vencedora e 0 para a perdedora

Vitória 4X1 4 pontos para a equipe vencedora e 1 para a perdedora

Vitória 3X2 3 pontos para a equipe vencedora e 2 para a perdedora

10. DESEMPATE

10.1 Número de vitórias

Número de pontos

Confronto direto

Saldo dos pontos do resultado das partidas entre as duplas

Saldo dos pontinhos

Sorteio

10.2 No caso de desempate entre duas ou mais equipes, segue-se sempre o critério do item 10.1.

10.2.1 Para o caso de três ou mais equipes empatadas, aplicar-se-á também os critérios estabelecidos no item 10.1, obedecendo-se a ordem indicada. Caso se verifique ainda duas equipes exatamente iguais em número de vitórias e em número de pontos obtidos, classificar-se-á a equipe que no confronto direto tenha obtido a vitória.

10.3 Nos casos de pontuação das duplas o critério é o seguinte:

Placar de 2 x 0 – 3 pontos

Placar de 2 x 1 – 2 pontos para o vencedor e 1 ponto para o perdedor

11. CLASSIFICAÇÃO

O critério para a classificação das equipes para as etapas seguintes do campeonato obedecerá o critério do item 10.1 acima

12. RANKING

12.1 A pontuação dos Associados será a seguinte:

1.º Lugar …………………………………….. 20 pontos

2.º Lugar …………………………………… 16 pontos

3.º Lugar …………………………………… 12 pontos

4.º Lugar …………………………………… 8 pontos

5.º Lugar …………………………………… 6 pontos

6.º Lugar …………………………………… 4 pontos

7.º Lugar …………………………………… 3 pontos

8.º Lugar …………………………………… 2 pontos

12.2 A pontuação da dupla será igual o item acima, porém não mais serão somados os pontos da sua equipe.

As Duplas somarão os pontos que obtiverem em cada etapa, somando-se ao final os pontos obtidos durante o Campeonato para se conhecer a dupla campeã do ano.

13. CASOS OMISSOS

Os casos omissos ao presente regulamento serão resolvidos pela “COMISSÃO ORGANIZADORA”.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *