REGULAMENTO Concurso do Festival Curitibano de Cerveja Artesanal 2017

ATUALIZAÇÃO em 26/10: VAGAS DO CONCURSO ESGOTADAS!

 

1 SOBRE O CONCURSO

1.1) O Concurso do Festival Curitibano de Cerveja Artesanal 2017 é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Curitiba com o apoio da Associação dos Cervejeiros Artesanais Paranaenses (ACervA Paranaense), da Associação das Microcervejarias do Paraná (PROCERVA) e do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba.

1.2) A Organização desta primeira edição do Concurso é de responsabilidade da ACervA Paranaense, por meio de uma Comissão Organizadora especialmente formada para este fim.

1.3) A Comissão Organizadora é composta por membros da ACervA Paranaense, em caráter voluntário.

1.4) O principal objetivo do concurso é promover a produção caseira de cerveja de Curitiba e região.

 

 2 DATAS

2.1) O cronograma do concurso seguirá as seguintes datas:

20/10/2017 – Publicação deste Regulamento.

21/10/2017 – Início do prazo de inscrições às 8h.

05/11/2017 – Encerramento do prazo de inscrições às 20h.

06 a 08/11/2017 – Confirmação da inscrição por parte da Comissão Organizadora via e-mail.

11/11/2017 – Recebimento e avaliação das amostras das 8h30 às 12h.

*Obs. 1: A entrega da amostra à Comissão Organizadora deve ser feita pessoalmente.

*Obs. 2: Amostras entregues fora do horário não serão recebidas.

– Julgamento das amostras das 13h30 às 17h30.

– Divulgação dos vencedores às 18h.

2.2) A Comissão Organizadora se reserva ao direito de alterar qualquer uma das datas do concurso, seja por motivos de força maior, ou para possibilitar a plena execução deste.

 

3 PARTICIPANTES

3.1) Poderão se inscrever neste concurso produtores caseiros de cerveja  da região de Curitiba.

3.2) Cada participante poderá inscrever apenas 1 (uma) amostra.

3.3) Ao contrário de como ocorre na grande maioria dos concursos sancionados pelo programa do AHA/BJCP, NÃO será permitida a participação de membros da Comissão Organizadora e da Comissão Avaliadora desde concurso.

3.4) É vetada a participação de amostras produzidas em estabelecimentos comerciais ou com fins comerciais.

3.5) É vedada a participação dos Apoiadores ou Patrocinadores deste concurso.

 

4 ESTILOS

4.1) Este concurso é sancionado pelo Programa de Concursos do AHA/BJCP, seguindo as Diretrizes de Estilo, procedimentos e regras sugeridas em www.bjcp.org/compcenter.php.

4.2) Para fins de julgamento de cerveja, será utilizado o Guia de Estilos de Cerveja do BJCP 2015 (Beer Judge Certification Program – 2015 Beer Style Guidelines), que está disponível, em inglês, no site do próprio BJCP.

4.3) Serão aceitas todas as Subcategorias (Estilos) das 34 (trinta e quatro) Categorias de Cerveja contidas no Guia de Estilos de Cerveja do BJCP 2015.

4.4) Não serão aceitos hidroméis e sidras nesta competição.

4.5) É responsabilidade do inscrito a escolha do estilo no qual sua amostra será avaliada.

4.6) Inscreva sua amostra na categoria e sub-categoria (estilo) na qual você considere que a amostra terá um melhor desempenho. Os juízes não terão acesso ao o seu formulário de inscrição. Os organizadores e juízes não poderão classificar ou reclassificar a sua entrada.

Observação Importante: uma amostra muito bem produzida pode ser prejudicada pela simples escolha do estilo no qual esta será avaliada. Em nenhum momento solicitaremos sua(s) receita(s) e os juízes não tem como saber qual era sua intenção original quando da produção da amostra. Portanto, conheça sua amostra e tenha em mente que ela será avaliada conforme o estilo informado no ato da inscrição.

 

5 INSCRIÇÕES

5.1) O processo de inscrição deve ser efetuado dentro do prazo estipulado, apenas online, conforme as instruções contidas no site bit.ly/FestivalCuritibanodeCervejaArtesanal2017.

5.2) A inscrição é gratuita.

5.3) Para manter a qualidade do concurso e buscando atender à crescente demanda, serão disponibilizadas 50 (cinquenta) vagas, no somatório de todos os estilos participantes. Caso este limite seja atingido, as inscrições serão encerradas automaticamente.

5.4) Somente será considerado inscrito o candidato que preencher corretamente o formulário de inscrição dentro do prazo determinado.

5.5) A inscrição será por ordem de chegada, tendo fila de espera para desistência.

5.6) Serão reservadas 30 vagas para associados da Acerva Paranaense e 20 para não associados.

5.7) Por se tratar de um concurso para produtores caseiros e respeitando os objetivos apresentados neste regulamento, as amostras inscritas no concurso não poderão ter sido produzidas por empresa estabelecida.

5.8) O produtor caseiro com amostra inscrita no concurso não poderá possuir empresa estabelecida ou negócio de comercialização de suas cervejas, hidroméis ou sidras.

5.9) Amostras inscritas que sejam comercializadas serão desclassificadas do concurso.

5.10) O processo de inscrição consiste em 3 (três) etapas:

ETAPA 1: Inscrição dos seus dados e de informações da sua amostra de cerveja artesanal no Formulário de Inscrição na página do evento,  disponível em: http://sitedeinscricao;

ETAPA 2: Confirmação por parte da Comissão Organizadora da sua inscrição por e-mail (de 6 a 8/11/2017)

ETAPA 3: Entrega da amostra dentro do horário, dia e local estabelecidos.

Importante: como o Concurso é aberto e gratuito, se inscreva apenas se tiver certeza de que a amostra estará pronta para o dia de julgamento aqui definido, e que você poderá efetuar a entrega da mesma. Caso não esteja certo, por favor, deixe a vaga para que outra pessoa possa ter a oportunidade de participar.

 

6 GARRAFAS, TAMPAS E ROLHAS

6.1) Serão aceitas garrafas de vidro de cor âmbar, específicas para cerveja, nos volumes:

– 300ml (caçulinha)

– 300ml (padrão caçula ou comercial, com o relevo com a inscrição “Cerveja” ou “AmBev”)

– 310ml (caçulinha)

– 330ml (padrão belga)

– 355ml (long neck)

– 500ml (padrão alemão ou inglês)

– 500ml (garrafa com gargalo assimétrico).

– 600ml (padrão caçula ou comercial, com o relevo com a inscrição “Cerveja” ou “AmBev”).

Também serão aceitas garrafas de vidro específicas para vinhos e espumantes, nas cores verde e âmbar, no volume de 375ml (meia-garrafa) e 750ml.

6.2) Todas as garrafas devem estar limpas e sem cola, tinta, inscrições (de cervejarias) gravadas ou outros rótulos que não sejam os rótulos requisitados por esta competição.

6.3) Serão aceitas quaisquer tampas metálicas vendidas comercialmente, tipo coroa pry-off e twist crown, de qualquer coloração, lisas ou com as inscrições originais “Cerveja Artesanal”, “Cerveja Especial” ou o desenho “Fórmula da Cerveja”, desde que não identifique o cervejeiro inscrito.

6.4) As cervejas nas garrafas de espumante também serão aceitas com rolhas sintéticas, plásticas ou de cortiça (aglomeradas e maciças), com ou sem gaiola. Não utilizar cápsulas, ceras, nem qualquer outro acabamento do tipo.

6.5) Garrafas estilo swing-top (Grolsch) não serão permitidas.

6.6) As garrafas devem estar devidamente cheias, de acordo com o volume especificado pelo modelo da garrafa.

6.7) As garrafas devem, obrigatoriamente, ser enviadas com a identificação correspondente gerada durante o processo de inscrição. A identificação deve ser impressa em impressora laser e deve estar presa à garrafa apenas por um elástico.

6.8) Todas as garrafas devem estar limpas e sem cola, tinta ou outro rótulo.

6.9) Garrafas, tampas ou rolhas que apresentem marcações, sujeiras, restos de rótulos ou afins serão desclassificadas.

6.10)  As garrafas não precisam ser novas.

6.11) O participante deve enviar apenas uma (1) garrafa de sua amostra inscrita na competição.

 

7 ENVIO DAS AMOSTRAS

7.1) As amostras deverão ser entregues pessoalmente em 11 de novembro no seguinte endereço:

A/C Comissão Organizadora do 1.º Concurso da Festa da Cerveja Artesanal

Rua da Cidadania do Carmo

Av. Mal. Floriano Peixoto, 8430 – Boqueirão, Curitiba – PR, 81650-010

Sala Semeador (piso superior)

7.2) Horário de recebimento das amostras será das 8h30 às 12h.

7.3) O horário disponibilizado para entrega poderá ser alterado sem a necessidade de aviso prévio.

7.4) O prazo e estado de entrega das amostras são de total responsabilidade do participante.

7.5) Caso as amostras cheguem visivelmente danificadas, o responsável pela inscrição será informado para que, caso haja tempo hábil, tome as providências necessárias para substituição das amostras de tal forma a possibilitar a adequada avaliação da sua cerveja.

7.6) A Comissão Organizadora do concurso não se responsabiliza por eventuais extravios e/ou garrafas danificadas antes de serem recebidas.

 

8 RECEPÇÃO DAS AMOSTRAS

8.1) A Comissão Organizadora do concurso nomeará uma Equipe de Triagem que fará a recepção, verificação e codificação das amostras. A estes membros é facultada a participação a título de obtenção de feedback, sem, entretanto, participar da classificação final do concurso.

8.2) Será verificada a regularidade da inscrição de cada amostra no recebimento das garrafas. Amostras que apresentarem irregularidades na inscrição serão descartadas e desqualificadas do concurso.

8.3) Será verificada a adequação dos requisitos de envase e identificação das amostras. Amostras que não cumprirem os requisitos serão descartadas e desqualificadas do concurso.

8.4) Será retirada a etiqueta de identificação de cada amostra e atribuído a ela um número aleatório, de modo a tornar as amostras anônimas para o julgamento.

8.5) A Equipe de Triagem guardará a relação entre a identidade da amostra e seu número de inscrição em completo sigilo de todas as amostras até o anuncio dos vencedores.

8.6) As amostras recebidas serão mantidas em temperatura ambiente e serão resfriadas para a temperatura apropriada apenas para a avaliação do concurso.

 

9 COMISSÃO AVALIADORA

9.1) A Comissão Avaliadora do concurso será inteira e exclusivamente selecionada pela Comissão Organizadora observando, preferencialmente, os seguintes critérios:

a) Membros do BJCP;

b) Expoentes na avaliação de cerveja em concursos;

c) Profissionais do ramo de produção de cerveja;

d) Pessoas com reconhecida capacidade técnica;

e) Aspirantes a juiz do BJCP.

9.2) Os membros da Comissão Avaliadora participarão de forma voluntária, sem remuneração e devendo cumprir com as determinações da Comissão Organizadora.

9.3) Todos os voluntários envolvidos na avaliação das amostras (juízes, organizadores e auxiliares) deverão portar-se de forma profissional e civilizada, observando os seguintes pontos:

a) Apresentar-se pontualmente em todas as seções de avaliação;

b) Preencher todas as fichas de avaliação de forma legível e mais completa possível;

c) Não embriagar-se durante a avaliação das amostras;

d) Não fumar, não utilizar perfume, colônia, pós-barba, batom, protetor labial ou qualquer outra substância que possa interferir na capacidade de avaliação dos juízes e demais membros da Comissão Avaliadora;

e) Agir com postura ética e respeito aos membros da Comissão Avaliadora e, especialmente, às amostras de cerveja enviadas para avaliação;

f) Não atrapalhar a avaliação dos demais juízes.

9.4) O voluntário que se comportar de forma contrária ao disposto neste Regulamento será convidado a se retirar do recinto de avaliação das amostras.

 

10 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10.1) A Comissão Organizadora irá codificar todas as amostras de tal forma que a Comissão Avaliadora tenha acesso apenas ao código de avaliação da amostra que, em nenhuma hipótese, coincidirá com o número de inscrição da referida amostra.

10.2) A avaliação das amostras ocorrerá na data definida neste regulamento.

10.3) Todas as amostras serão avaliadas em prova cega, sem o conhecimento da procedência das amostras por parte dos juízes e auxiliares.

10.4) A avaliação das amostras será dividida em seções e cada seção terá, no máximo, 15 (quinze) amostras, sendo que para cada seção de avaliação será designada uma mesa de juízes com, no mínimo, 2 (dois) juízes.

10.5) Cada amostra será avaliada individualmente, conforme os critérios descritos neste regulamento.

10.6) Cada juiz avaliará as amostras que lhe couberem, conforme distribuição definida pela Comissão Organizadora.

10.7) Os juízes atribuirão notas, seguindo os seguintes critérios de pontuação (conforme modelo de ficha de avaliação do BJCP):

Para as amostras de cerveja:

a) 1 (um) ponto a 12 (doze) pontos para aroma;

b) 1 (um) ponto a 3 (três) pontos para aparência;

c) 1 (um) ponto a 20 (vinte) pontos para sabor;

d) 1 (um) ponto a 5 (cinco) pontos para sensação na boca;

e) 1 (um) ponto a 10 (dez) pontos para impressão geral.

 

10.8) A avaliação de cada juiz é dada pela soma de todos os pontos atribuídos, considerando os critérios acima, com um total de no máximo 50 (cinquenta) pontos.

10.9) Para uma mesma amostra a diferença na nota entre todos os juízes deve ser de no máximo 07 (sete) pontos, portanto, ao término da avaliação da amostra, os juízes debaterão as notas atribuídas e ajustarão suas avaliações, caso necessário.

10.10) Ao término da avaliação da amostra os juízes definirão a nota de consenso da referida amostra. Esta nota será utilizada para definir quais amostras serão classificadas para a(s) próxima(s) etapa(s) de avaliação. A nota de consenso não precisa ser a média aritmética das notas atribuídas pelos juízes que avaliaram a amostra.

10.11) A nota atribuída na(s) primeira(s) etapa(s) de avaliação não é determinante para o resultado final do concurso, mas sim para determinar quais amostras serão avaliadas na(s) etapa(s) seguinte(s).

10.12) Caso haja amostras suficientes, poderá ser realizada uma rodada final entre as melhores amostras das rodadas prévias, para decidir e ordenar os vencedores. Esta rodada não servirá para atribuir pontos, apenas decidirá o ordenamento dos vencedores em primeiro, segundo e terceiro lugar.

10.13) A Comissão Organizadora se reserva ao direito de realizar mais de uma rodada classificatória em função do número final de inscrições válidas em cada estilo participante.

10.14) Será ainda realizada uma rodada para determinar a melhor cerveja do concurso, denominada como Best of Show – BOS (melhor da competição) as melhores amostras eleitas durante o julgamento.

10.15) A identificação do juiz na ficha de avaliação é obrigatória.

 

11 RESULTADOS

11.1) Todos os inscritos receberão, apenas por e-mail, e no prazo de até 60 (sessenta) dias após a divulgação dos resultados, as súmulas de avaliação da sua amostra, contendo pontuação e identificação de problemas.

11.2) A Comissão Avaliadora é livre e soberana em sua avaliação, não cabendo contestação de qualquer natureza subjetiva por parte dos concorrentes.

11.3) Serão premiadas as três (3) melhores amostras avaliadas no concurso, independente do estilo, em ordem de primeiro, segundo e terceiro colocado.

11.4) A Comissão Organizadora reserva-se ao direito de cancelar parcialmente a premiação do concurso caso:

a) Seja constatado que o vencedor tenha tido uma conduta prejudicial contra o concurso, seus apoiadores, contra a Comissão Organizadora ou contra as associações;

b) A maior nota em determinada categoria seja inferior a 30 (trinta) pontos, dos 50 (cinquenta) pontos possíveis.

 

12 DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1) O participante que proceder com desrespeito ou prejuízo à Organização, à Comissão Avaliadora, aos Auxiliares, às Associações ou aos demais competidores, coletiva ou individualmente, será excluído do concurso e poderá ainda ser excluído de eventos futuros, conforme avaliado pela Comissão Organizadora.

12.2) A Comissão Organizadora se reserva o direito de deliberar sobre os casos omissos neste regulamento, tendo poder decisório terminativo.

12.3) A inscrição neste Concurso pressupõe o conhecimento e aceitação plena pelo candidato das regras contidas neste regulamento.

 

 Curitiba, 20 de outubro de 2017.

 

Comissão Organizadora:

Vilmar José Sidoski – Vice-Presidente Acerva-PR

Lenir Gonçalves da Silva Filho – Coordenador de Eventos Acerva-PR

Adriane Baldini – Beer Sommelier e Coordenadora de Comunicação Acerva-PR

 Jean Nascimento – Juiz BJCP Certified #E1554

Daniel Dallagassa – Juiz BJCP Certified #E2116

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