Boletim Informativo da AcervaPR fica em 3.º lugar em concurso de comunicação cervejeira

De 26 a 28 de julho ocorreu mais uma edição da Brasil Brau – XIV Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, na capital paulista. Segundo dados da assessoria de imprensa do evento, participaram 73 expositores com representantes de 10 países diferentes e de 7 estados brasileiros.

No último dia do evento ocorreu o 2.º Prêmio Brasil Brau de Gestão de Negócios em Cerveja, encabeçados por Cilene Saorin, da Doemens Academy, e Luana Cloper, que abraçaram a causa em incentivar a profissionalização da gestão do negócio de cervejas. Cilene, no discurso de abertura da premiação, disse que é “necessário um olhar holístico e imprescindível na gestão contemporânea de negócios ligados às cervejas”, explicando que nesta área devem ser englobadas as diferentes unidades de negócio e os impactos gerados na sociedade e no meio ambiente, além da visão clássica da venda do líquido.

O concurso teve como os objetivos 1) provocar o profissionalismo e comprometimento da comunidade cervejeira acerca dos impactos sociais e ambientais de seus negócios no longo prazo; 2) divulgar e valorizar iniciativas existentes em diferentes frentes de negócio e, ainda, 3) inspirar mais iniciativas neste âmbito no Brasil e no mundo. As empresas cervejeiras que se identificaram com alguns destes objetivos puderam se inscrever nas seguintes categorias: (A) Design de embalagem; (B) Comunicação da cultura das cervejas; (C) Sustentabilidade; e (D) Responsabilidade Social.

A Acerva Paranaense inscreveu o Boletim da Acerva Paranaense na categoria “Comunicação da cultura das cervejas” e ficou com o 3.º lugar!

De acordo com as informações que foram preenchidas no Sumário Executivo da apresentação do projeto, “o Boletim informativo da Acerva-PR tem como os objetivos de 1) VALORIZAR E PRESERVAR a história dos cervejeiros de panela, da troca de experiências, novidades entre outros, em um veículo de comunicação que pode ser baixado no computador, no celular ou ser enviado por e-mail para qualquer outra pessoa no país e no mundo; 2) Escrever a história do nascimento de importantes cervejas (produtos) paranaenses, que até então não era registrada, em uma ata ilustrada”.

Um dos fatores que foram decisivos para a colocação, segundo a jurada Beatriz Marques, jornalista da Revista Menu, foi a defesa do potencial do Boletim Informativo da Acerva Paranaense:

“além de gerar um conteúdo seguro, que despertará a curiosidade de novos consumidores e a maturação  dos conhecedores da cerveja artesanal, o Boletim Informativo da Acerva Paranaense sai na frente com o intuito de despertar o a mesma intenção em outras Acervas, com o objetivo de catalogar informações que poderão consolidar, futuramente, a trajetória desse nicho de mercado no Brasil e juntar exemplos de casos para fundamentar a (tão sonhada) escola brasileira de cerveja. E já para que tudo tenha um começo, segue o nosso primeiro passo”!

Além de Beatriz na categoria de Comunicação, as profissionais do ramo cervejeiro Kátia Jorge e Petra Westphal também avaliaram todos os projetos, de todas as categorias.

Ainda, no mesmo espaço ocorreu o Degusta Beer & Food, que ocorreu de 26 até ontem, 29 de julho, e contou com 52 expositores no festival de cervejas artesanais.

SOBRE O BOLETIM INFORMATIVO

O Boletim Informativo da Acerva Paranaense é comandado pela jornalista e especialista em gestão e tecnologia cervejeira, Adriane Baldini, e conta com a colaboração de outros coordenadores como Darice Zanardini, Carlos Paiva e Leandro Figueiredo. A periodicidade é quadrimestral, na qual a próxima edição está prevista para publicação após a Procervafest, em agosto.

Se você deseja ler a primeira edição do Boletim Informativo da Acerva Paranaense, clique aqui.

Parabéns à gestão da Acerva Paranaense 2017 e a todos os associados que concederam entrevistas e imagens e, além de tudo, acreditaram neste projeto!

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