07/03 – 5.ª Noite das Artesanais

07/03 – 5.ª Noite das Artesanais

A primeira Noite das Artesanais de março ocorreu no Monde Hop na última terça, dia 7.

O campeão da noite foi o associado Angelo Augusto Adriano da Silva, 39 anos, aeronauta e cervejeiro caseiro há quatro anos. Como o regime de trabalho dele é feito por escalas, Angelo tem uma certa dificuldade em brassar de forma contínua, mas, sempre que possível, o faz nos períodos de folga; os estilos que mais costuma fazer pertencem às escolas americana, alemã e inglesa. Para o evento, ele trouxe duas receitas bem tradicionais dos EUA: uma American Stout e uma APA — sendo esta última a grande vencedora da noite, o que para ele foi uma surpresa: “Eu apostaria que ganhasse a American Stout, por ser mais carregada de aromas e sabores. Mas o ‘menos é mais’ venceu. Minha APA é single malt e possui apenas dois tipos lúpulos”. Parabéns ao nosso cervejeiro piloto!

O segundo lugar ficou empatado (como também ocorreu na edição do evento anterior) entre os associados Lucas Bonancin, que trouxe uma Saison com cardamomo, semente de coentro e anis estrelado, e Ricardo Harmuch, que trouxe uma Berliner de amora feita com levedura selvagem — vide o sucesso das explosões das rolhas! O terceiro lugar ficou a Dubbel de João Carlos Maximiano.

Competiram na noite as amostras de estilos Blond Ale (Leo), IPA (Carlos Paiva), American Stout (Angelo), Saison Sour de amora (Harmuch), Saison Wild Ale (Harmuch), Sweet Old Ale (Theossi), Trippel (Francisco) e algo-que-definitivamente-não-possui-estilo-IBU-e-ABV, chamada de Frankestein (Garay).

Para encerrar, o mais novo membro da AcervA-PR, Francisco Kaseker, serviu um iogurte (com a textura tipo grego) a base de lactobacilos usados na cerveja servida como calda reduzida de Trippel, ambos feitos por ele. Show, hein, Francisco!

Confira as fotos desse encontro aqui. E para quem perdeu essa, tem mais na quarta-feira, 22 de março, no Monde Hop! Aguardamos vocês!

(A.B./D.Z.)