1.ª Campanha Cervejeira do Outubro Rosa

É com grande honra que iniciamos neste ano a 1.ª Campanha Cervejeira do Outubro Rosa, que consiste em uma ação grandiosa e beneficente, promovida pela Acerva Paranaense gestão 2017.

Ela está atrelada ao movimento mundial iniciado em 1990, quando a Fundação The Susan G. Komen Breast Cancer Foundation e distribuiu um laço rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, iniciando, desde então, uma bonita tradição — aplicada também aqui no Brasil.

O laço rosa simboliza a luta contra o câncer de mama e funciona como um singelo lembrete – enquanto carregar ou ver o laço no peito de alguém, mulheres e homens devem lembrar-se de fazer o autoexame e, sempre que possível, a mamografia —devido a correria cotidiana de cuidar do trabalho, casa, cônjuge, pais e filhos (dentre muitos outros fatores), a mulher (maior vítima deste tipo de câncer, mas também ocorre em homens) acaba esquecendo-se de cuidar de si.

Segundo dados da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), subordinada à Organização Mundial da Saúde (OMS/ONU), o câncer de mama é mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele, respondendo por cerca de 28% dos novos casos a cada ano. A última contagem oficial feita pela entidade foi em 2013 e, dentro da amostragem em 100 mil pessoas, 14.388 faleceram de câncer de mama, sendo 181 homens e 14.206 mulheres. Ainda, dados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva indicam que até o fim deste ano a estimativa de novos casos subam para 57.960 (2016 – INCA).

De SUMA IMPORTÂNCIAo autoexame da mama deve ser feito mensalmente, logo após o período menstrual. A frequência do toque permite que a mulher detecte mais rápido qualquer tipo de alteração e, quanto mais rápido for o diagnóstico, maior a chance de recuperação e do prolongamento da vida.

 

CONSCIENTIZAÇÃO POR PARTE DOS CERVEJEIROS DA ACERVA PARANAENSE

O próximo sábado, dia 2 de setembro a partir das 10h, será o start da 1.ª Campanha Cervejeira do Outubro Rosa; as associadas Michele Winters e Ivonete (Bonnie) Zomer farão uma brassagem de uma witbier com amora na brew shop Homebrewers. Esta cerveja será envasada e distribuída na ação de 28 de outubro; saiba mais sobre adiante!

Em setembro, a Acerva Paranaense, juntamente com a distribuidora Taste Beers Cervejas Especiais, entrou em contato com algumas cervejarias de todo o Paraná, que aderiram à esta campanha e cederam gentilmente um barril de chope, que serão vendidos nos principais bares da cidade. Ainda estamos fechando os parceiros, mas já temos confirmados pelo menos 12 cervejarias e 12 bares; em breve envio mais informações sobre o estilo do chope e em quais bares serão vendidos.

A cerveja que nos foi doada será vendida no bar participante pelo valor de R$8,00 (half pint)de 2 a 27 de outubro; os bares serão devidamente identificados com um banner na porta. Mas, para que você não beba sozinho, a Acerva promoverá um beer trip:  todos os dias uma das coordenações estará em um bar, convidando associados, amigos e clientes a beber o chopp da campanha;  serão distribuídos flyers sobre a conscientização, bem como laços rosa serão distribuídos e claro, muitas fotos serão postadas em nossas redes sociais!

No dia 28 de outubro encerraremos a campanha no bar Fermentaria, com uma nova brassagem. Neste dia, vamos arrecadar doações de produtos de limpeza e de higiene e, em troca pela gentileza de quem colaborar, daremos engarrafada a witbier com amora que será brassada neste fim de semana (como também foi feito na nossa primeira Campanha de Inverno, saiba mais aqui.)

Todo o valor arrecadado nos bares, bem como os produtos de limpeza e higiene serão revertidos para duas importantíssimas casas de apoio aos doentes com câncer. São elas:

Casa de Maria – Avenida Comendador Franco, 2305   bairro Jardim das Américas – Curitiba/PR

Associação Amigas da Mama – Rua Mauricio Caillet, 290  bairro Água Verde – Curitiba/PR

Mais informações serão postadas no decorrer do período.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *